Assistência
Rio Grande terá Centro de Atendimento à Mulher
Município receberá recurso estadual para a implementação da nova política
Divulgação -
Com objetivo de apoiar o município no trabalho de ampliação da rede de assistência à mulher, o Departamento de Políticas para as Mulheres (DPM) do Estado anunciou o repasse de R$ 65 mil para a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) em Rio Grande. O comunicado aconteceu durante a plenária realizada na tarde desta segunda-feira (21) para discutir a importância de ações capazes de garantir os direitos das mulheres e a sua inclusão em espaços de desenvolvimento.
Conforme a diretora do DPM, Bianca Feijó, a destinação da verba considerou as cidades com maior volume de casos de violência doméstica no Rio Grande do Sul e servirá como incentivo para a implementação da nova política. “Rio Grande está entre as 16 cidades do RS com maior índice de violência contra a mulher. Este recurso é um fomento para uma política pública que abrange um trabalho psicossocial e jurídico importante na prevenção dessa violência”, explica.
A diretora frisa que o município já conta com uma importante rede de assistência à mulher, que deverá ser incrementada com o Cram.
Plenária
A plenária “A importância das Políticas Públicas para as Mulheres” foi uma atividade alusiva ao Março Lilás promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim). O evento aconteceu no Salão Nobre da prefeitura e reuniu diversos gestores e representantes de entidades municipais.
A programação teve como objetivo tratar do impacto positivo da criação de políticas públicas de assistência à mulher no desenvolvimento do município. Para a presidente do Comdim, Magnólia Carvalho, a busca pelos direitos das mulheres passa, fundamentalmente, pela promoção de ações multidisciplinares capazes de oferecer condições básicas de autonomia.
A implementação do Cram e a retomada das atividades da Coordenadoria da Mulher foram pontos debatidos. “Precisamos disso, pois vemos o quanto a violência cresce e sem apoio da educação, saúde e outras áreas as mulheres ficam sobrecarregadas, o que muitas vezes resulta na violência doméstica e em mulheres cada vez mais dependentes destes relacionamentos”, diz.
Cram e Cras têm novo endereço em Pelotas
Duas mudanças estão sendo preparadas para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços da Secretaria Assistência Social (SAS). O aluguel de uma nova sede para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, à rua Gonçalves Chaves, próxima a Dom Pedro II, vai possibilitar a qualificação dos serviços. O prédio que será desocupado com a mudança, na Benjamin Constant, passará a ser utilizado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Claudia Pinho Hartleben, que atualmente divide espaço com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário